Como saber se o momento da economia é bom para investir em imóveis?


O momento atual do mercado imobiliário brasileiro reúne pontos que indicam que a hora de investir em imóveis é agora. A queda da taxa básica de juros, melhores condições de financiamento e a grande quantidade de lançamentos fez de 2020 e 2021 anos promissores.

Se você está pensando em investir em imóveis, mas ainda não sabe qual o primeiro passo, não se preocupe, a seguir, vamos comentar sobre alguns pontos essenciais para você tomar a decisão correta.

Queda da taxa de juros

No começo de 2020 a taxa de juros caiu para um patamar histórico. Os juros básicos da economia (Selic) chegaram a 2% ao ano, hoje essa taxa já foi atualizada e está em 3,5% ao ano. Essa foi mais uma da série de quedas iniciada em 2016, quando a taxa de juros estava em 14,25%. É uma medida muito positiva para o mercado imobiliário, tanto para quem vai construir quanto para quem pretende adquirir unidades de empreendimentos em construção.

A Selic serve de referência para outras taxas de juros, então, mesmo que essa taxa não represente exatamente os juros cobrados aos consumidores, a redução para um nível histórico está transformando o mercado de créditos e investimentos no Brasil. Afinal, com juros mais baixos, maior é a oferta de crédito para empréstimos e financiamentos.

Também devemos considerar que, da mesma forma que a queda na taxa de juros aumenta a oferta de crédito, ela também torna menos rentável os investimentos em ações, poupança, tesouros e títulos. A intenção da política monetária é justamente essa: fazer a roda da economia girar. Adquirir bens duráveis, como é o caso dos imóveis, acaba sendo a melhor alternativa para investir.

Preços mais baixos

Outro bom motivo para investir em imóveis no atual momento é que houve uma queda nos preços. Isso traz boas oportunidades para quem estava esperando a hora certa de comprar a casa própria, principalmente para quem pode pagar à vista ou financiar com uma boa entrada. Os preços mais baixos também podem trazer bons negócios para quem quer investir e não tem pressa, já que em três anos, você pode revender o seu imóvel pelo preço de mercado e obter um retorno que a renda fixa não poderia dar no mesmo período.

Estar bem informado e saber identificar o momento certo é a estratégia ideal para fazer um bom negócio e com segurança. Seja para morar, vender ou alugar, pesquise bastante até encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades.

Por isso, converse agora com um de nossos especialistas pelo WhatsApp e feche um bom negócio!