Como a qualidade de vida está ligada à localização do seu imóvel?


A escolha do lugar onde você mora afeta diretamente a sua qualidade de vida e o bem-estar de sua família. No entanto, o conceito de morar bem inclui muito mais do que um imóvel confortável. Questões como segurança, localização e infraestrutura fazem toda a diferença.

Se você quer melhorar a sua qualidade de vida e oferecer mais conforto à sua família, confira o nosso post e entenda como a escolha do lugar onde morar faz toda a diferença!

Localização

Escolher um bairro que seja próximo a vias de grande circulação, que interligam as várias regiões da cidade, faz muita diferença para reduzir o seu tempo em congestionamentos. 

Vizinhança

Observe a vizinhança antes de decidir mudar. Por exemplo, mesmo que você aprecie a vida noturna, residir em local com grande quantidade de bares e casas noturnas pode trazer problemas de segurança, ruídos fora de hora e trânsito. Da mesma forma, escolher uma área com viés mais comercial pode trazer as mesmas dificuldades, no período diurno.

Serviços e áreas verdes

Vale a pena verificar se existem supermercados, padarias, feiras livres, shoppings centers e outros pontos comerciais próximos, além de hospitais e postos de saúde, o que simplifica o seu dia a dia e reduz a necessidade de deslocamentos para outros bairros.

Para quem tem filhos em idade escolar, a presença de escolas, centros de idiomas e outras atividades pedagógicas são relevantes. Já aqueles que gostam de praticar exercícios físicos, passear com crianças ao ar livre ou têm animais de estimação, um parque próximo é um bom diferencial.

Infraestrutura urbana

Ruas planas, arborizadas e com boa infraestrutura (calçadas em condições adequadas, vias asfaltadas e com boa manutenção, coleta de resíduos eficiente, entre outros) fazem toda a diferença. Por isso, analise todas as ruas na região do imóvel. Além disso, observe se o bairro conta com melhorias destinadas a promover maior segurança.