Razão X Emoção: como tomar a melhor decisão na compra de um imóvel?


Você sabia que uma das atividades mais estressantes para o nosso cérebro é tomar decisões? Podemos nem perceber, mas decidir coisas simples no nosso dia a dia afetam diversas áreas cerebrais. Então, quando alguém precisa decidir se vai comprar um imóvel, são ativados milhões de neurônios para ajudá-lo.

E para te ajudar no processo de compra de um imóvel vamos te mostrar quais as etapas que você deverá passar e avaliar antes de fechar um bom negócio. Acompanhe.

Reconheça suas necessidades

Esta etapa é identificada como a mais importante no processo de decisão de compra. Afinal, é quando reconhecemos que precisamos de algo que vemos necessidade de comprar.

Isso cabe até mesmo para decidir se você vai comprar um sorvete. Você só vai querer comprar um sorvete quando achar que precisa de um. Essas necessidades podem ter sido desenvolvidas internamente, por fome ou frio, por exemplo, ou externamente, através de uma propaganda.

Pesquise e visite o imóvel

Use a internet a seu favor. Hoje existem vários sites imobiliários, o que facilita bastante sua escolha. Além das buscas online, é importante fazer também visitas presenciais.

Analise todas as opções disponíveis, especialmente as que mais importam para você. Antes de tudo, pesquise a idoneidade da construtora. Depois, caso pretenda fazer um financiamento, verifique se o serviço é oferecido.

Saiba que é na visita que você vai examinar todos os detalhes, tirar suas dúvidas e, por fim, validar as informações obtidas no site. Não fique com vergonha de olhar cada canto da propriedade, afinal você é um potencial comprador e tem que se resguardar quanto a qualquer tipo de problema futuro. 

Uma boa dica é anotar tudo sobre os imóveis visitados, assim você evita confusões com as características de cada um e facilita o momento de pesar os prós e contras. Teste tudo, incluindo tomadas, lâmpadas, torneiras, e também meça os cômodos.

Verifique a documentação necessária

A documentação é um dos principais obstáculos nos negócios imobiliários. Se você não estiver com qualquer um dos documentos exigidos, o negócio pode ser totalmente inviabilizado.

Caso a compra do imóvel seja à vista, pode ser que você precise apresentar diversos documentos no cartório ao transferir o imóvel. Por isso, recomenda-se contatar o local com antecedência e buscar informações sobre todas as exigências, assim não há perda de tempo.

Se a compra for feita por meio de um financiamento, é importante lembrar que cada instituição bancária conta com seu próprio processo de análise. O ideal é procurar um atendente para entender quais são as exigências em relação aos documentos de compra.

Peça ajuda a um corretor de imóveis

O corretor de imóveis é a melhor pessoa para te ajudar em todo o processo de compra do seu imóvel dos sonhos. Ele te ajudará a encontrar um local que se encaixe com todas as suas necessidades, por isso manter contato com um bom profissional é fundamental e aqui na Potenciano contamos com um time com os melhores corretores da cidade, fale com um deles agora mesmo pelo WhatsApp.