O sonho da casa própria é muito comum para a maioria dos brasileiros que se preocupam em ter uma estabilidade financeira. Porém, comprar um imóvel requer uma série de cuidados, para evitar preocupações e estresse no futuro. Antes de comprar um imóvel você deve pensar no tipo de moradia que deseja obter, no valor e nos meios de pagamentos, que não prejudicarão a sua renda mensal, documentos, localização e valorização do imóvel.
Por isso, reunimos alguns cuidados que você precisa tomar antes de assinar qualquer contrato. Confira.
1- Contrato de compra e venda
O contrato de compra e venda pode ser feito por um advogado especialista em imóveis, no qual deve conter os dados básicos do vendedor e comprador do imóvel, tais como: nome, RG, CPF/CNPJ, título eleitoral e profissão, o valor do imóvel e as formas de pagamentos acordadas por ambas partes.
2- Pesquisar a localização antes de fechar o negócio
Um dos maiores cuidados ao comprar um imóvel é conhecer bem a localização. Antes de fechar o negócio, visite a rua em horários diferentes, observe a vizinhança e se possível pergunte para os vizinhos como é a região. Certifique-se que não existam atividades que possam perturbar a sua tranquilidade no dia a dia.
3- Pagamentos
É muito importante analisar o valor do imóvel que você pretende adquirir. Fique atento se o valor proposto cabe no seu bolso e não atrapalhe a sua renda familiar. Esteja atento às cláusulas descritas no contrato de compra e venda, para não haver dor de cabeça após a assinatura do documento.
Não se esqueça que você deve guardar uma quantia a mais para os pagamentos dos documentos do imóvel, tais como: escritura, ITBI, registro de imóvel.
4- Vistoria
Se você está procurando um imóvel pronto para morar, evidentemente você irá visitá-lo antes de fechar o contrato. É de extrema importância antes de fechar o negócio, realizar uma vistoria técnica no imóvel, para apontar eventuais problemas.
A vistoria é muito importante para analisar uma série de detalhes que podem impactar de forma decisiva a qualidade de vida das pessoas que vão morar no imóvel. Ela tem por finalidade identificar a situação em que se encontra o imóvel no momento da entrega.