Existe uma idade certa para comprar o primeiro imóvel?


Independentemente da idade em que você escolher adquirir a casa própria, o importante é saber que para qualquer faixa etária é preciso planejamento. Ceder à pressão externa da família, por exemplo, ou à própria cobrança pessoal por independência são atitudes que podem levar a decisões precipitadas e, consequentemente, endividamento e decepções.

Mas afinal, quando dar o primeiro passo?

Maturidade e experiência são vantagens de quem decide comprar um imóvel na faixa dos 30 e 40 anos. Afinal, é comum que, com esta idade, já se tenha investido em uma boa faculdade, viagens e outros prazeres, fazendo com que seja possível focar as despesas em um projeto importante como a aquisição da casa própria.

Além disso, é possível que, depois dos 30 anos, já se tenha conquistado um patrimônio maior, com uma quantia de dinheiro que pode até não ser suficiente para quitar o imóvel, mas que garanta uma boa entrada, tornando o financiamento um processo mais confortável. Mas, isso não quer dizer que você não possa comprar o seu imóvel antes dos 30 anos!

O que levar em consideração antes de comprar?

Quem vai comprar o primeiro imóvel muito provavelmente fará um financiamento. Se for esse o seu caso, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes, já que esse será, possivelmente, um compromisso de longo prazo e que exigirá boa soma financeira.

A partir do momento que você decide que deseja financiar um imóvel, é preciso que você entre em contato com um banco que, ao avaliar sua documentação, irá determinar a aprovação ou não de crédito à você. Após aprovado esse crédito, o banco pagará ao vendedor a quantia financiada. 

Não há dúvidas de que morar naquilo que é nosso “não tem preço”. É o seu espaço, o seu “pedacinho”. O seu lar! Você pode deixar do jeito que sempre sonhou, pintar as paredes da cor que quiser, reformar tudo ou manter exatamente como está. Sua casa, suas regras!