Educação Financeira: tudo o que você precisa saber


Sem educação financeira é quase impossível guardar dinheiro, conseguir ganhar dinheiro e fazer ele render. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), sete em cada dez brasileiros estão endividados.

Acompanhe nossas dicas e veja como colocá-las em prática.

Registre seus gastos e ganhos

Mesmo sem muito conhecimento de Excel, é possível montar uma planilha bem simples, porém essencial. Até porque você também já deve ter alguma vez chegado ao final do mês e dito o triste “ué, para onde foi meu dinheiro?”.

Nesta planilha crie quatro colunas: uma nomeando o gasto, o valor do gasto, outra de ganho e outra nomeando este ganho. Ao longo do mês você será capaz de perceber onde há alguns gastos que podem ser temporariamente cortados e até se há a necessidade de obter uma renda extra.

Aprenda a economizar

Repense os seus hábitos. Todos temos um lado consumista que compra por impulso, reconheça as razões pelas quais efetuou tais tipos de compra e corte o mal pela raiz. Lembre-se do valor que o seu dinheiro tem.

Tenha metas

Sem perspectivas sua vida financeira corre riscos. Tenha sempre em mente um objetivo maior, como a aquisição de um imóvel, por exemplo. Isto pode evitar que você gaste com itens insignificantes no agora e estimula a necessidade de boas práticas financeiras.

Prepare-se para imprevistos financeiros

Depois de colocar as dívidas em ordem é preciso se preparar para imprevistos. Crie uma reserva de emergência. Mas, atenção, não é preciso um valor exorbitante: deve-se cogitar gastos médicos, problemas no carro e situações emergenciais similares.

Com as dicas em dia, preparado (a) para investir em seu imóvel? É mais simples do que você imagina. Entre em contato conosco agora mesmo e fale conosco pelo whatsapp (63) 9.8402-6299